Notícias da BBC Brasil da Internet:
EUA e Europa cedem para tentar chegar a acordo em Bali
Eric Brücher Camara Enviado especial a Bali (Indonésia) |
|
| |
Ativistas ambientais fizeram manifestações em Bali |
Depois de mais de 12 horas de intensa negociação, por volta das 2h em Bali, Indonésia (14h, em Brasília), ministros de Estado que participam da reunião das Nações Unidas sobre mudança climática anunciaram ter chegado a um acordo.
O texto – que deve nortear as discussões sobre o substituto do Protocolo de Kyoto, até 2009 – agora precisa ser aprovado pela plenária do encontro da ONU, no sábado, a partir das 8h (22h, em Brasília).
A reunião deveria ter sido concluída nesta sexta-feira, depois de duas semanas, mas um impasse sobre a inclusão ou não das metas recomendadas pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), empacou o processo.
De acordo com o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, a solução encontrada foi deixar apenas uma referência ao IPCC no início do texto, sem falar em metas.
No entanto, uma nota de rodapé vincularia o documento às metas de redução de 25% a 40% da emissão de gases até 2020.
Artifício
Essa teria sido a forma encontrada para convencer os Estados Unidos a aceitar o acordo.
"Nós, da União Européia, podemos viver perfeitamente com isso", disse Gabriel, que se declarou otimista quanto aos "avanços" conquistados em Bali.
"Vejam onde estávamos há um ano", disse o ministro alemão. "Agora, conseguimos trazer os Estados Unidos a bordo de um acordo sob a égide da ONU."
O ministro alemão salientou, no entanto, ainda ser cedo para comemorar, já que o documento precisa ser aprovado por unanimidade pelos cerca de 190 países que participam do encontro.
O diretor de campanhas do Greenpeace, Marcelo Furtado, não compartilha do otimismo de Sigmar Gabriel.
"A possibilidade de isso fracassar existe", afirmou Furtado. "Nós estamos muito preocupados. Pode sair coisa muito ruim disso, um documento sem meta alguma. Uma situação que não vale a pena."
Países-ilha
Um representante da Aliança dos Pequenos Países Insulares também disse estar muito decepcionado com o resultado das longas negociações.
"O que se propõe é um documento aguado, quando precisamos de metas claras e urgentes", disse.
A União Européia considerava fundamental a inclusão de referências às metas obrigatórias de cortes de emissão.
Os americanos, no entanto, eram contra qualquer menção a essas metas – que prevêem uma redução de 25% a 40% nas emissões dos países desenvolvidos até 2020 – e propunham como alternativa a adoção de metas nacionais voluntárias.
Não foi divulgada uma versão definitiva do documento que será apresentado à plenária no sábado. Informações não confirmadas dão conta de que ele ainda não está totalmente concluído.
A reunião da ONU sobre mudança climática começou no dia 3 de dezembro e deveria ter sido concluída nesta sexta-feira.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que participou da abertura do encontro no dia 3 de dezembro, volta a Bali neste sábado, e deve dar uma entrevista coletiva às 10h (meia-noite de sexta-feira, em Brasília).
Especial Meio-Ambiente
Iraque supera produção de petróleo pré-guerra
| |
Infra-estrutura para produção no Iraque estaria se normalizando |
A produção de petróleo no Iraque superou os níveis registrados antes da invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Petróleo iraquiano nesta sexta-feira.
O Ministério revelou que o país está hoje produzindo 2,5 milhões de barris por dia, cerca de 600 mil a mais do que produzia no início do ano. Desde então, a produção iraquiana passou a ter um crescimento constante.
O aumento seria reflexo da melhoria nas condições de segurança no país, especialmente no norte do Iraque, onde há um oleoduto crucial que é usado para exportar a produção.
Até poucos meses atrás, esse oleoduto permanecia fora de operação por longos períodos devido a episódios de sabotagem.
Incerteza
No momento, o duto estaria levando cerca de 300 mil barris diários do petróleo iraquiano para a Turquia.
A infra-estrutura de produção de petróleo no Iraque quase encontrou em colapso após a ofensiva liderada pelos Estados Unidos.
Segundo o analista da BBC Mark Gregory, a cifra atual representa uma pequena melhoria em relação ao período anterior ao início da guerra, mas não há garantias de que esse nível de produção será mantido.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, mesmo com o reforço no contingente de segurança no norte do Iraque, o oleoduto deixou de funcionar por dez dias no mês passado, depois de ser alvo de um ataque.
A recuperação da indústria petrolífera iraquiana ocorre em um momento de contínua incerteza no mercado internacional do produto, o que tem levado o preço do barril a se aproximar dos US$ 100.
O Iraque é o país com a terceira maior reserva comprovada de petróleo, atrás apenas da Arábia Saudita e do Irã, e a invasão do país teve um impacto significativo sobre a oferta mundial do produto.
UE faz proposta à Sérvia pela independência de Kosovo
Marcia Bizzotto De Bruxelas |
|
| |
A Sérvia afirma que nunca aceitará nada em troca de Kosovo |
Os presidentes e primeiros-ministros de países da União Européia (UE) anunciaram nesta sexta-feira uma proposta de facilitar a adesão da Sérvia ao bloco, se o país em troca aceitar uma declaração de independência de Kosovo.
O futuro da atual Província sérvia foi o tema central da reunião anual de líderes de governo do bloco, realizada nesta sexta-feira em Bruxelas.
Os líderes da UE não deixaram claro como o processo de adesão da Sérvia ao bloco poderia ser acelerado.
No entanto, o presidente português, José Sócrates, disse que a candidatura do país continuará condicionada à colaboração com o Tribunal Internacional de Haia, que julga crimes de guerra cometidos por militares sérvios.
Antes mesmo que a proposta fosse formalizada em Bruxelas, o presidente sérvio, Boris Tadic, se pronunciou contrário à idéia.
No início desta semana, o primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, disse que a oferta de uma "recompensa" pela independência de Kosovo seria uma "ofensa à dignidade" de seu país.
Liderança
Segundo o documento de conclusões da reunião, a UE considera que "a situação do Kosovo é claramente insustentável" e que o bloco deve assumir um "papel de liderança" na promoção da estabilidade na região.
Com esse objetivo, o bloco decidiu formar uma missão de 1,8 mil policiais e juristas europeus para substituir a missão das Nações Unidas (ONU) responsável pela administração de Kosovo desde 1999.
"Este é sem dúvida o sinal mais claro que a UE poderia dar de que quer liderar o futuro da região", afirmou o presidente de Portugal, país que ocupa a Presidência rotativa do bloco.
Os detalhes sobre o envio dessa missão européia serão definidos na próxima reunião de líderes de governo europeus, em março de 2008.
Independência
Por outro lado, os 27 países da UE não conseguiram chegar a um acordo sobre o reconhecimento de uma possível declaração de independência de Kosovo sem o respaldo do Conselho de Segurança da ONU.
A Rússia, que tem poder de veto no Conselho, promete barrar no órgão o reconhecimento de uma eventual separação de Kosovo.
A situação da Província voltará a ser debatida na ONU no próximo dia 19, e o apoio unânime dos europeus aos kosovares poderia pressionar o governo russo a mudar de posição.
A UE admite que será difícil conseguir unanimidade sobre o tema, já que alguns de seus países-membros, como Espanha e Chipre, temem o efeito que a independência poderia ter sobre os movimentos separatistas em seus próprios territórios.
Ainda assim, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, declarou que a independência de Kosovo é "inevitável", já que sérvios e albaneses "não querem viver juntos”.
Espera-se que Kosovo declare unilateralmente sua independência depois das eleições presidenciais sérvias, previstas para janeiro. Os albaneses representam 90% da população da Província.
Cartas de Diana a Dodi são reveladas em inquérito
| |
Diana e Dodi Al Fayed morreram em acidente de carro há dez anos |
Detalhes de cartas escritas pela princesa Diana para seu namorado Dodi al-Fayed foram revelados nesta sexta-feira no inquérito que investiga as circunstâncias da morte da princesa em 31 de agosto de 1997.
As cartas foram apresentadas durante o interrogatório de Rosa Monckton, uma das amigas íntimas de Diana.
Em uma carta do dia 6 de agosto de 1997, Diana agradece a Al-Fayed pelos seis dias passados pelo casal no iate dele.
"Esta (carta) vai com todo o amor deste mundo e, como sempre, um milhão de agradecimentos por trazer tanta alegria para a vida desta garota em particular", escreveu Diana.
No dia 13 de agosto de 1997, a princesa enviou outra carta e descreveu um presente enviado a Dodi Al-Fayed: um par de abotoaduras, que pertenciam ao pai de Diana.
"Querido Dodi, estas abotoaduras foram o último presente que recebi do homem que mais amei neste mundo, meu pai."
"Entrego elas a você, pois sei quanta alegria daria a ele saber que as abotoaduras estão em mãos tão seguras e especiais. Com amor, Diana."
Depoimento
Em seu depoimento na quinta-feira, Rosa Monckton afirmou que passou dez dias com Diana, em férias na Grécia, semanas antes do acidente.
A amiga da princesa afirmou que Diana não estava grávida e acrescentou que tem certeza que a princesa não estava prestes a ficar noiva de Dodi Al-Fayed.
Mas, na manhã desta sexta-feira, Monckton foi interrogada por Michael Mansfield, advogado do dono da Harrod's, Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi.
Mansfield sugeriu que as cartas apresentadas mostraram que a princesa tratava o relacionamento com Al-Fayed como "uma questão séria".
"(As cartas) não sugerem que era apenas algo mais do que um caso", disse.
Monckton respondeu que Diana tinha o hábito de "falar e escrever de forma extravagante". Mas concordou que as cartas não foram escritas apenas para deixar alguém feliz. "Claramente, era mais do que isso", disse.
O novo inquérito sobre as mortes da princesa Diana e de seu namorado, Dodi Al-Fayed, foi reaberto há quase três meses.
O pai de Dodi, Mohamed al-Fayed, afirmou que havia um plano para matar Diana porque ela estava grávida e prestes a ficar noiva de Dodi.
O inquérito ainda deve levar mais três meses para ser concluído.
Fórum na Espanha lança homenagens a Niemeyer
Anelise Infante de Madri |
|
| |
O arquiteto Oscar Niemeyer faz cem anos neste sábado |
O Centro Niemeyer de Avilés, cidade no norte da Espanha, abriu nesta sexta-feira uma série de homenagens a Oscar Niemeyer, marcando os cem anos do arquiteto.
A primeira é o Fórum Mundial da Cultura, que reúne, além do Centro Niemeyer, sete outras instituições internacionais de destaque no mundo da cultura - o Centro Pompidou de Paris, o Barbican Center de Londres, Lincoln Center de Nova York, a Ópera de Sidney, a Biblioteca da Alexandria, o Fórum Internacional de Tóquio e o Centro Cultural de Hong Kong.
O encontro, que termina no sábado (data de aniversário do arquiteto), criará a futura programação do Centro Niemeyer, cuja construção só deve terminar em 2010.
O Fórum é um batizado internacional para o Centro Niemeyer. Além de mostrar o projeto do centro, que será o maior pólo cultural da Espanha e o primeiro projeto de Niemeyer na Espanha, o grupo aprovará a "carta de natureza" da instituição, uma espécie de constituição.
Este documento incluirá a criação de um conselho integrado por personalidades como o cientista Stephen Hawking, o cineasta Woody Allen, o escritor Norman Mailer e o escritor Paulo Coelho.
| |
O projeto do Centro Cultural de Avilés (Foto: Fundação Centro Cultural Niemeyer de Avilés) |
Exposição
O Centro de Avilés também organizou uma exposição chamada 100 x 100 Niemeyer que abrange toda a carreira do arquiteto.
São cem painéis com fotos, planos e vídeos desde as primeiras criações com estruturas curvilíneas nos anos 30 até o último projeto para a Espanha.
O arquiteto, que deixou gravada uma mensagem para o Fórum Mundial da Cultura, disse que gostaria de estar em Avilés para a colocação da pedra fundamental do centro.
"Mas temos consciência de que é uma promessa difícil de cumprir. Não porque tenha 100 anos. Mas porque parece que ele e os aviões ainda não são bons amigos", comentou o ministro da Cultura da Espanha, César Antonio Molina.
Niemeyer nunca esteve em Avilés. Nem mesmo para receber o prêmio Príncipe de Astúrias em 1989, que foi entregue à filha dele pelo herdeiro ao trono espanhol. A razão foi o receio em voar. Em agradecimento, deu de presente o projeto do centro cultural.
Eventos internacionais
As instituições participantes do Fórum Mundial de Cultura também pretendem formar uma aliança para criar eventos internacionais de cultura.
O objetivo do grupo é incluir na programação do Centro eventos como ciclos de cinema, exposições de arte, espetáculos musicais, palestras e mesas-redondas que possam viajar pelo mundo.
"Começamos com uma reflexão sociológica e cultural. Como adaptar as propostas culturais à linguagem e interesses da sociedade moderna?", questionou Natalio Grueso, diretor da Fundação Niemeyer de Avilés.
"Com shows de rap, congressos de hip-hop, exibições de grafiteiros ou de videogames? Quais são as fórmulas para atrair os jovens? Essa é uma grande meta porque captar o novo público adolescente é uma tarefa complicada.".Sul-coreanos brigam no Parlamento; assista
| |
Briga só terminou quando um parlamentar desmaiou |
Grupos rivais entraram em confronto nesta sexta-feira na Assembléia Nacional sul-coreana.
Os parlamentares do GNP, partido conservador de oposição, tentavam bloquear uma moção de impeachment contra o candidato à presidência Lee Myung-bak.
O grupo de oposição entrou em confronto com os integrantes do partido governista, UNDP.
A tensão só diminuiu depois que um parlamentar desmaiou e teve de ser retirado em uma maca.
Lee Myung-bak foi acusado de envolvimento em fraude no mercado de ações, mas promotores afirmaram no início do mês que não há provas sobre o suposto envolvimento dele.
As eleições presidenciais na Coréia do Sul serão realizadas no dia 19 de dezembro.
Concurso em Madri escolhe bebê que engatinha melhor; assista
| |
Crianças de 9 meses a 3 anos participaram do concurso em Madri |
Um concurso em Madri, na Espanha, escolheu o bebê que melhor engatinha. Crianças de nove meses a três anos participaram da competição.
Elas foram julgadas por seu equilíbrio, velocidade e habilidade para seguir um coelho de brinquedo até a linha de chegada.
O prêmio foi um conjunto de brinquedos suficiente para garantir que o Natal chegue mais cedo para os bebês.