Muita coerência e teimosia de Dunga
11MAI
De Vitor Birner
Coerente e convicto, pouco criativo e teimoso.
A lista de Dunga reflete aquilo que o treinador mostrou desde o período de atleta.
Tem a cara dele.
Líder, sem dúvida, ele aposta em suas convicções e soldados.
O comandante fechou com seus homens de confiança.
E eles correrão pelo líder.
Este é o espírito da seleção.
Mais que dribles e tabelas, união e luta.
O mundial determinará se acertou.
Grafite, a “surpresa”
A única novidade na convocação foi Grafite.
Gosto do atacante do Wolfsburg. Acho que joga melhor aberto, não de costas tal qual o comandante o utilizou diante da Irlanda.
Grafite é rápido, forte, guerreiro e atua para o time.
Adriano, preterido, seria risco constante de confusão.
Em forma, sem dúvida joga muito mais que o escolhido
Contudo, a união do grupo, acima de questões técnicas e táticas, é a referência do treinador quando escolhe os jogadores.
Dunga repetiu isso várias vezes, de maneiras diferentes, nas explicações aos jornalstas.
Doni convocado apenas por fidelidade
O próprio Dunga disse que o goleiro brigou com o treinador da Roma para defender a seleção. E quando retornou ao clube, virou reserva.
Pelo que entendi, a atitude do goleiro determinou a ida dele ao Mundial.
Tanto faz se esquenta o banco, pois Julio Sérgio, o titular, está melhor.
Em 2010, Doni disputou 3 jogos pela série A, 2 pela Europa League e outras duas na Copa da Itália.
Júlio Sérgio, também brasileiro, defendeu a Roma 17 vezes na série A, 1 na Europa League e 2 na Copa da Itália.
E Doni, mesmo assim, vai.
Coisa de louco!
Com Ganso, coerência ruim.
Tenho duas certezas: Dunga sempre foi coerente nos mais de 3 anos dirigindo a seleção.
Corência nem sempre é virtude.
Dependendo da hora, tem mais cara de teimosia.
A ausência de Ganso é um exemplo.
Não foi testado na seleção, é jovem, só começou a jogar em alto nível com profissionais em 2010, não rendeu tanto em seleções de base…
Tudo é verdade.
Como também é que algumas das virtudes de Ganso não existem em nenhum dos 23 chamados para a Copa.
Nesse caso, o treinador foi pragmáticio e teimoso.
Evitou discutir os 7 da espera
Quando anunciou os convocados, Dunga já sabia quais serão os 7 da espera.
Todavia, não divulgou os nomes. Prometeu fazê-lo no fim da tarde.
Preferiu evitar questionamentos.
Link para o programa do Uol
Bruno Imperio apresentou o programa especial do UOL durante a convocação.
Erich Beting e este blogueiro participaram também.
Juca Kfouri entrou durante o programa para opinar também.
Se quiser conferir nossa conversa, eis o link
Os 7 escolhidos para a espera (atualizado às 18h23)
Alex (Chelsea), Diego Tardelli (Atlético-MG), Sandro (Inter), Marcelo (Real Madrid) e Carlos Eduardo (Hoffenheim)
___________________________________________________
Os 23 de Dunga. Que eu gostaria que fossem 13
por Mauro Beting
Júlio César – 100%
Gomes – Eu levaria Fábio, do Cruzeiro. Mas Gomes vive ótimo momento no Tottenham. Foi o primeiro titular de Dunga. É ótimo de grupo. Tem mais cancha internacional. Sem problemas.
Doni – Eu levaria Victor, do Grêmio. Doni não tem jogado pela Roma. Veio de contusão. Mesmo 100%, havia como discuti-lo. Agora, mais ainda.
Maicon – 100%
Daniel Alves – 100%
Lúcio – 100%
Juan – 100%
Thiago Silva – 100%
Luisão – 100%
Gilberto – Eu levaria Roberto Carlos. É muito mais lateral-esquerdo. Tem jogado de lateral-esquerdo, e melhor que qualquer outro brasileiro pelo mundo – Marcelo (Real Madrid incluído). Gilberto fez um ótimo BR-10 – como meia. Não tem jogado tão bem – como meia. Mesmo tendo atuado bem com Dunga (22 jogos), mesmo tendo jogado bem em 2006 contra o Japão (um gol).
Michel Bastos – Eu não levaria um segundo lateral-esquerdo. Preferia mais um homem de frente – já que Thiago Motta poderia quebrar o galho por ali, além de Daniel Alves. Levaria Neymar. Nada contra Michel Bastos. Mas ele não marca tão bem. Tem atuado como meia aberto pela direita ou pela esquerda, no 4-2-3-1 do Lyon. É bom jogador. Mas não caberia no meu Brasil.
Gilberto Silva – Levaria, mas sem muita convicção. Pela importância, caráter e presença, se impõe. Mas não garante o sono.
Felipe Melo – Foi um achado de Dunga em 2009. Mas se perdeu com a Juventus. Para o lugar dele, pelo momento, pela altura, pela capacidade técnica e tática, com o entrosamento com outros interistas, ficaria com Thiago Motta.
Josué – Levaria Denilson, do Arsenal. Mesmo com a contusão na virilha desde 22 de abril. Mas ele já está pronto para atuar. Josué foi capitão do Wolfsburg campeão da Alemanha – há um ano. Ele e o clube, como esperado, não mantiveram o pique. Não é ruim. Mas não parece ser bom o suficiente para tanto. Para ter camisa cativa com Dunga.
Kleberson – Trocaria por Ronaldinho Gaúcho. Algumas das funções dele podem ser desenvolvidas por Ramires. Só jogou dois bons tempos em 2010, pelo Flamengo. Tem a experiência de Copa. Mas há opções melhores e mais ofensivas. Para não dizer brasileiras. E, mesmo Ronaldinho não sendo mais o mesmo, ainda é mais que muitos.
Ramires – 100%
Elano – Jogou 40 vezes com Dunga. Quase sempre muito bem. Mas não vive grande momento no Galatasaray. Embora possa compor a armação pela direita, por dentro, ser eventualmente um volante, e até um lateral pela direita, melhor seria apostar em gente mais ofensiva. Aguda. Jovem e talentosa como Pato. Um nome que já está 100% fisicamente.
Kaká – 100%. Mesmo que ele não esteja 100%.
Júlio Baptista – Já foi utilíssimo. Em 2007. Mas, em 32 jogos pela Roma, só atuou 10 vezes como titular. Não vem bem. Mesmo com toda a bagagem internacional, prefiro o talento de Ganso.
Robinho – 100%
Nilmar – 100%.
Luís Fabiano – 100%
Grafite – Levaria Adriano, mesmo adrianando. Mas Grafite entrou bem contra a Irlanda, é uma grande figura, e um baita exemplo. Mais que tudo, foi levado ao Wolfsburfg por Jorginho, que o indicou ao amigo Felix Magath. O então treinador do clube queria um atacante forte e de mobilidade como ele. E lá foi Grafite escrever sua história na Alemanha. E lá foi Grafite para a Copa.
Enfim, são 10 nomes diferentes da minha lista.
Nunca, em Copa alguma, eu trocaria tantos nomes de uma convocação de um treinador.
E o pior é que acredito que não estou sozinho. Muita gente não vai concordar com minha lista. Mas, quase certamente, também não gostaram da lista de Dunga.
___________________________________________________
Os 46 convocados
por Mauro Beting
As únicas listas que vazam de Dunga são as das camisas que veste. E olhe lá.
Mérito inegável do homem – mais que do treinador – é não abrir o jogo para ninguém. Pessoa jurídica ou física. Nem os mais diretos colaboradores apitam com Dunga. É da cabeça dele. O que nem sempre é bom.
Qualquer lista de qualquer Copa tem polêmica. Uns 14, 15 nomes são praticamente unânimes. O restante é que faz barulho. E não será pouco.
Mas imagino que Dunga vai mesmo com Júlio César e Victor para a meta; Maicon, Daniel Alves e Michel Bastos para as laterais; Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão para a zaga; Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Kleberson para o meio-campo defensivo; Elano, Ramires, Kaká, Júlio Baptista e Robinho como meias por dentro e pelos lados; para a frente, Luís Fabiano e Nilmar são favas contadas.
Sobram três nomes como dúvidas. Não para Dunga. Mas para nós: um goleiro. Um lateral-esquerdo e/ou meia que possa cobrir a função. O reserva imediato de Luís Fabiano.
Estivesse atuando, Doni seria o primeiro reserva de Júlio César. Mas como mal atuou em 2010, fica difícil a sua posição. Gomes deve ser o escolhido. Mesmo que Helton tenha sido o último chamado pelo treinador como opção para a meta. Dever lembrar, também, que Gomes, no início dos trabalhos, causou certo estremecimento por ter preferido férias.
Na lateral-esquerda, Gilberto tem experiência de 2006, e foi bem contra o Japão. Caiu de produção em 2010 como meia do Cruzeiro. Mas pela versatilidade, ganha pontos. André Santos é o principal concorrente. E tem atuado – e bem – como lateral, na Turquia. Acho que virá André. Alex (Spartak Moscou) também já atuou como ala, por Inter e Guarani. Mas, como lateral, não funciona.
Na frente, Adriano. Por mais que ele siga adrianando no Flamengo, na Seleção, pouco adrianou. Com Dunga, nenhum caso de adrianada. E a convocação dele fará bem ao sentimento de grupo. Sinalizará a eles que Dunga está com eles. Que eles precisam fechar com o treinador. Estratégia que dá certo com todos os técnicos. Se não for ele, Diego Tardelli e Grafite pintam muito bem. Ambos deram conta do recado com Dunga. Ambos podem ser meias abertos pelos lados. Fred é outro baita atacamte, com uma boa Copa no currículo. Substituto mais natural de Adriano, embora não seja tão versátil.
Esse é o time que Dunga chamaria. Acho. Nomes lembrados nos últimos 11 meses como Fábio Simplício, Hulk, Naldo, Fábio Aurélio, Lucas, Alex (Spartak), Carlos Eduardo, Filipe Luís, Miranda, Marcelo (Real Madrid), Diego Tardelli, Kléber (Inter) e Alexandre Pato não devem caber na mala de Dunga. Acho…
O meu é o que segue. Acho… Porque também não tenho convicção nas minhas escolhas.
GOLEIROS – Júlio César (100% de confiança), Victor (100%), Fábio (95%). Gomes poderia estar na lista. Marcos e Rogério Ceni, também.
LATERAIS-DIREITOS: Maicon e Daniel Alves (100%). Daniel seria opção para a outra lateral.
LATERAL-ESQUERDO: Roberto Carlos (60%). Marcelo também caberia. Fábio Aurélio (se não se machucasse tanto). André Santos e Michel Bastos (se marcassem melhor). Filipe Luís (se não tivesse se lesionado). Há bons nomes na posição, como o colorado Kléber. Mas nenhum que dê plena confiança, por motivos vários.
ZAGA – Lúcio e Juan (100%). Thiago Silva (99%). Luisão (90%). Miranda poderia entrar no time. Mas não tem sido o mesmo. E o zagueiro do Benfica, além da Copa-06, vive seu melhor momento pelo campeão português. Sempre foi bem com Dunga.
VOLANTES – Gilberto Silva (55%), Thiago Motta (50% – outro para quebrar o galho na lateral esquerda, e que há um mês eu nem cogitava…), Denilson (45% – embora não atue desde 22 de abril, está recuperado de contusão na virilha). Renato (Sevilla), pela versatilidade, experiência e caráter seria uma alternativa. Até como Júlio Baptista, eventualmente, poderia quebrar um galho, ainda que desde Parreira não atue como volante – e pouco tem jogado pela Roma. Felipe Melo caiu muito de produção com a Juventus. Lucas foi dragado pela má fase do Liverpool.
MEIAS – Kaká (100%), Ronaldinho Gaúcho (100%), Ramires (100% – pela versatilidade), Ganso (90%). Alex (Fenerbahçe) e Diego ficariam fora por excesso de contingente. Elano seria outra opção interessante, também de fora pelo mesmo motivo. Um que joga mais pela Seleção que pelo clube. Carlos Eduardo, que recebeu de Dunga uma chance contra a Irlanda, não parece pronto.
ATACANTES – Luís Fabiano (100%), Robinho (100%), Pato (100%), Neymar (95%), Nilmar (90%) e Adriano (60%). Fred, Grafite e Diego Tardelli não caberiam por excesso de contingente.
O MEU TIME PARA INICIAR OS TREINOS – 4-2-3-1: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Gilberto Silva e Thiago Motta; Robinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Luís Fabiano.
PARA COGITAR: Daniel Alves na lateral esquerda ou na função de Robinho; Denílson disputando o lugar de Thiago Motta como volante pela esquerda; Ramires brigando com Robinho pela função de meia pela direita; Robinho disputando a função de meia pela esquerda com Ronaldinho Gaúcho; Ganso buscando um lugar como armador ao lado de Kaká; Robinho e Neymar como meias abertos pelos lados.
SETE ESTEPES – Gomes para a meta; Marcelo (Real Madrid) para a lateral e meio-campo; Miranda para a zaga; Júlio Baptista e Elano para várias opções de meio-campo; Fred e Diego Tardelli para o ataque.
___________________________________________________
Seleção: faltou Paulo Ganso e Neymar!
-Faltou o talento e a juventude de Paulo
Roberto Ganso e Neymar.
-Se Pelé vivesse na "era Dunga" nunca
seria convocado!
-Messi estranhou a não convocação dos
meninos da Vila.
A familia blogueira está zangada com o zangado
Dunga.
Maikinho (*), Tio Jô e Tia Cotinha,não
perdoaram o Dunga Teimoso
por não convocar Paulo Ganso e Neymar.
Ganso ainda tem chances,se por uma
infelicidade,um daqueles "trombadões" do
meio de campo for cortado por qualquer
motivo.Mas para a felicidade geral da
nação Ganso na seleção.
Maikinho ficou inconsolável,já tinha
preparado uma zorra total,para
comemorar a convocação da dupla dinâmica.
Dupla unanimidade de quase 190 milhões de
torcedores.
Dunga nunca foi apreciador de futebol refinado.
Ele não passava de um trombador.Superava-se
com garra e força fisica,mas cometia faltas
violentas.
-Tio Joaquim,boleiro de campos de várzea
de terra batida,zagueiro durão,respeitado
pelos adversários,mas sabia matar uma bola
no peito e com toques precisos entregar aos
seus companheiros,tem autoridade para falar.
-Olha Maikinho,se o jovem Pelé vivesse na era
Dunga,nunca seria convocado.
Os argumentos do Dunga,seriam os mesmos dos
meninos da Vila:
Não tem experiência internacional,nunca
jogaram na seleção e são muito novos.
E o Pelé tinha só 17 anos.
-Saudades do Paulo Machado de Carvalho, o
"general da vitória", lamenta tia Cotinha.
Ele era adepto do "melhor" futebol,trombadões
não entravam na seleção inesquecível de 58 e
62. Nosso bi-mundial!Eu era muito jovem mas
lembro bem dos jogos e das comemorações.
-Cotinha, eu também era um meninão,mas
concordo, as seleções de 58 e 62 e mais,a de 70,
eram puro talento.Mas o tempo mudou.Agora só
se fala em preparação fisica.Entramos no esquema
dos "gringos" e deixamos o talento de fora.
O Brasil sempre foi admirado pelo futebol arte
e sempre ganhamos os mundiais com seleções de
jogadores talentosos.
-Não fica tristinho não Maikinho.Vamos torcer
para
a seleção e esperar que façam o melhor.
-Pô Tia o melhor são os "meninos da Vila".
O Neymar agora só em 2014 e não acredito que
o Ganso tenha chance de ser chamado.
-Maikinho,eu acho que o Dunga não gosta de aves
"aquáticas".Não convocou o Pato,o Ganso e se
tivesse algum marreco ele não convocaria.
-Pô Tio,tá tirando umas,tô aborrecido.Até o Messi
estranhou, esse teimosão do Dunga,não ter convocado
os meninos.O cara elogiou o Ganso e o Neymar.
disse que já assistiu os dois jogar.O Messi , o kara é o
melhor do mundo!Só esse mocorongo não enxerga...
-Fica assim não Maikinho.Nós vamos trazer essa taça
lá da África.
-Mas se não trouxer a taça,os sete anões vão virar
seis!
-Tô contigo Cotinha, com toda a certeza !!!
(*)Maikeuésli Lee da Silva o Maikinho."Dimenor",
estudante repetente,integrante da torcida do
Peixe, facção "Os Animal", surfista,skatista,jura
pelo Gabeira que nunca fumou um bag.
Do Blog do Nísio Lemos – Fala Sério.
___________________________________________________
E você: O que achou da Convocação da Seleção Brasileira???
Participe deixe seu comentário!!!É livre e de graça não presiça se cadastrar.
0 Response to "Os comentários sobre a convocação de Dunga, tecnico da Seleção Brasileira; para a Copa Mundo FIFA 2010, na África do Sul, comentários redirados da Internet."
Postar um comentário