Verón faz golaço e Estudiantes bate o Fogão

Após 2 a 0, Alvinegro terá de fazer vantagem de três gols de diferença no Engenhão

(Crédito: EFE)

André Casado
André Casado RIO DE JANEIRO
Entre em contato

A bruxa voltou a atacar o Botafogo na Argentina. Mesmo com um jogador a mais durante 45 minutos, o time de Ney Franco sucumbiu à pressão e o ímpeto do Estudiantes, foi derrotado por 2 a 0, com direito a golaço de Verón, e complicou suas chances de se classificar para as semifinais da Copa Sul-Americana, filme semelhante ao de 2007.

Poucos jogadores da atual equipe do Botafogo têm experiência internacional. Nem por isso, foram intimidados com a pressão da torcida do rival e da catimba argentina. Apesar do melhor início do Estudiantes, aos poucos o time de Ney Franco se organizou em campo e igualou as ações.

Castillo já havia feito ótima defesa, ao abafar chute de Boselli já dentro da área, e Túlio, livre, tinha posto Andujar para trabalhar em arremate da meia-lua, quando, ao confundir raça com violência, o zagueiro Alayes foi expulso após literalmente levantar Wellington Paulista, aos 18.

Com isso, a partida ficou à feição do Alvinegro, que passou a ter mais espaços para atacar, além de ter controlado o Estudiantes, muito dependente de Verón, que se limitava a tentar jogadas individuais, sempre paradas ora por faltas, ora pela boa marcação do meio-de-campo do Botafogo.

Em uma dessas investidas de 'La Brujita', Zé Carlos foi mais esperto, roubou-lhe a bola, e deixou Wellington Paulista de frente para o goleiro. Ele chegou a driblá-lo com uma bela pedalada, mas errou o alvo, depois de ficar com ângulo reduzido.

Esperava-se, ao menos, que Ney Franco desse aquela chacoalhada no time, e mandasse o Fogão para o ataque. Porém, o que se viu foi exatamente o contrário. Retraído e aparentando satisfação com o virtual 0 a 0, mesmo que com um homem a mais, o Alvinegro deu espaços ao Estudiantes, que se tornava mais perigoso a cada vez que avançava.

Até que em falha grotesca de Castillo, que caçou borboleta em um cruzamento, o artilheiro Boselli abriu o placar. Em desvantagem, Ney preparou e lançou Zárate, que inicialmente seria titular, na vaga de Diguinho. O que o técnico não esperava era que antes mesmo de o argentino se aproximar da área, Verón, livre de marcação, acertaria um lindo chute de fora da área, que Castillo, mal-posicionado, aceitou.

Para piorar, Túlio se irritou com um adversário e foi expulso dois minutos depois. A partir daí, o time comandado por Leonardo Astrada limitou-se a tocar a bola, quando tinha a posse, irritando o Botafogo, que, vez por outra, conseguia se aproximar da área. Zárate era o único que incomodava a defesa argentina. Já Zé Carlos, Jorge Henrique, esse com muita raça, e Wellington quase não apareciam de forma efetiva.

Até o fim, o Glorioso ainda tentava, desornadamente, forçar um golzinho, que facilitaria demais sua vida no Rio. Mas o Estudiantes, que no fim das contas acabou por dar um banho de bola, manteve o placar e levou ótima vantagem para o Engenhão, dia 5 de novembro.

FICHA TÉCNICA:
ESTUDIANTES (ARG) 2 X 0 BOTAFOGO

Estádio: Ciudad de La Plata, La Plata (ARG)
Data/hora: 21/10/2008 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Fifa-PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz (PAR) e Nicolás Yegros (PAR)
Renda/público: R$ / pagantes
Cartões amarelos: Alayes e Juan Díaz (EST); Triguinho e Andre Luis (BOT)
Cartões vermelhos: Alayes, 18'/1ºT (EST); Túlio, 19'/2ºT (BOT)
GOLS: Boselli, 11'/2ºT (1-0); Verón, 17'/2ºT (2-0)

ESTUDIANTES: Andujar; Angeleri, Alayes, Cellay e Diáz; Galván, Sánchez, Verón e Benítez; Fernández (Calderón, 10'/2ºT) e Boselli - Técnico: Leonardo Astrada.

BOTAFOGO: Castillo; Alessandro (Lucas Silva, 46'/2ºT), Renato Silva, Andre Luis e Triguinho (Thiaguinho, 22'/2ºT); Leandro Guerreiro, Túlio, Diguinho (Zárate, 16'/2ºT) e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista - Técnico: Ney Franco

Idealizador da Wikipedia, Jimmy Wales, vem ao Brasil em novembro

Idealizador da Wikipedia, Jimmy Wales, vem ao Brasil em novembro

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 17 de outubro de 2008 às 17h31
Atualizada em 17 de outubro de 2008 às 18h43

São Paulo - Wales falará sobre o Instituto Wikimedia Brasil e a criação de conhecimento em português e nos idiomas de povos indígenas.

Entre os dias 10 e 12 de novembro, o idealizador da Wikipedia, Jimmy Wales, estará no Brasil para falar sobre a criação do Instituto Wikimedia Brasil e sobre as plataformas da Wikimedia Foundation.

O instituto deverá, no Brasil, criar conhecimentos gratuitos em português e nos idiomas dos povos indígenas brasileiros.

No dia 10 de novembro, está inclusa na agenda de Wales um encontro gratuito com a comunidade no Centro Cultural São Paulo, às 19h30, para debater a produção colaborativa.

Sites seguros.

  • http://br.esportes.yahoo.com/071130/50/gjhmd7.html