Como muitos pesquisadores sempre dizem: Uma tecnologia não substitui a outra. #fato. E eu concordo, mas, dizer que o jornal impresso pode se tornar irrelevante, pode mesmo fazer sentido, pelo menos é o que defende o australiano @rossdawson em seu blog. Veja alguns pontos que merecem relevância:
- Em 2022 os jornais como conhecemos pode perder relevância, mas, as maiores empresas do ramo na atualidade pode sofrer transformações para se adequar à nova realidade da indústria da mídia.
- Estamos passando para uma ‘economia da mídia’ dominada pelo conteúdo e pelas conexões sociais. As receitas da mídia aumentarão mas serão mal distribuídas, por isso as grandes empresas de mídia precisarão se reinventar para se adequar a esse contexto
- Os sucessores do iPad serão as interfaces primárias de notícias. As pessoas consumirão notícias em dispositivos móveis, onde o iPad será considerado o precussor.
- Os leitores de notícias digitais custarão menos de 10 dólares. Em 2020 esses leitores devem ser distribuídos e cada vez mais sofisticados, dobráveis, roláveis e totalmente interativo.
- O Jornalismo sera cada vez mais crowdsourced. Etapas importantes do jornalismo investigativo, sobretudo a redação e a produção de notícias serão geradas por amadores e ‘supervisionadas’ por profissionais.
- A reputação individual do jornalista será cada vez mais importante. Os profissionais expertsem suas áreas não perderão seus empregos nunca. Com boa reputação, o bom profissional tende a atrair audiência e confiança para o meio.
Vale lembrar que essas são provisões de um futurista, ou seja, são tendências que podem ou não se confirmar.
0 Response to "Jornais impressos podem se tornar irrelevantes na próxima década"
Postar um comentário